Vídeos do debate sobre Educação PDF Imprimir e-mail
29-Abr-2009
Debate sobre educaçãoO último debate sobre políticas de igualdade, realizado no dia 22 de Abril, teve como tema a educação. Participaram Ana Benavente (Investigadora em Educação), Cecília Honório (Movimento Escola Pública), Manuel Grilo (dirigente do SPGL) e Paulo Guinote (autor do blogue "A Educação do Meu Umbigo"), Miguel Reis moderou. A defesa da escola pública esteve no centro das intervenções. Os participantes salientaram que a política deste governo é um caminho para reduzir a Escola Pública numa escola só para pobres, condenaram a incompetência do ministério, manifestaram solidariedade com as lutas dos professores e destacaram a necessidade de continuar a debater a educação. Veja em seguida o debate, dividido em 12 partes.
Ler mais...
 
Escola pública no último debate online PDF Imprimir e-mail
23-Abr-2009
Debate sobre educação A defesa da escola pública esteve no centro do último debate sobre políticas de igualdade, contributo para a construção do programa eleitoral do Bloco de Esquerda. Participantes salientaram que a política deste governo é um caminho para reduzir a Escola Pública numa escola só para pobres, condenaram a incompetência do ministério, manifestaram solidariedade com as lutas dos professores e destacaram a necessidade de continuar a debater a educação.
Ler mais...
 
Políticas de Igualdade para a Escola Pública PDF Imprimir e-mail
05-Mar-2009
Ana Drago Cecília Honório

Ana Drago

Cecília Honório

O consulado de Maria de Lurdes Rodrigues vive da obsessão pela organização e gestão hierarquizada dos professores - garantia do programa de empresarialização das escolas e da gestão por resultados - e da banda larga. O Magalhães não é só o instrumento, necessário, da consagração de um direito. Ele é parte do mito de que todo o sucesso escolar se resolve com as novas tecnologias de informação e com profissionais domesticados (bons gestores de sala e recursos, bem geridos pela cadeia de comando). Visão simplista mas "moderna", na medida em que faz parte do caminho que o pensamento único tem traçado para a educação. 

Ler mais...
 
Revogação da Lei nº 62/2007 (Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior) PDF Imprimir e-mail
24-Abr-2009
Universidade de Coimbra. Foto de stukinha, |  FlickRNeste novo "regime" criado pelo ministro Gago, os estudantes e os funcionários foram completamente marginalizados, aumentou o poder dos professores doutorados e, de acordo com uma lógica indisfarçada de privatização, foram introduzidas novas personagens, as chamadas personalidades externas e foram criadas fundações geridas por privados.(Fotografia de stukinha, FlickR)

Contributo de Mário Leston Bandeira, Professor Catedrático do Departamento de Sociologia/ISCTE

Ler mais...
 
Acesso e Sucesso no Ensino Superior, Regras Claras e Universais! PDF Imprimir e-mail
22-Abr-2009

Foto C. Barabanov/FlickrA problemática no Ensino Superior entronca decisivamente no desenvolvimento social e económico da nossa sociedade. Sendo muitas vezes a dimensão social preterida em favor da dimensão económica, é urgente recordar o papel da Universidade na formação cívica da cidadania. O papel de produtoras de conhecimento das Universidades tem vindo a ser obscurecido pela análise economicista, as Universidades nunca foram, não são, nem nunca poderão ser vistas como escolas de formação profissional, a sua principal função é formar cidadãos capazes de observar, refletir, estudar e agir.

Contributo de José Moreira

Ler mais...
 
Último debate em directo é sobre Educação PDF Imprimir e-mail
20-Abr-2009
Cartaz do debate. Clica para ampliarNa próxima quarta-feira, às 21h30, o Esquerda.net transmite o último de uma série de debates em directo para ajudar a construir o programa eleitoral do Bloco. Depois da globalização, da cultura e da economia, desta vez serão debatidas as políticas de igualdade para a educação.
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 6 de 17
As últimas da Blocoesfera
© 2024 Políticas de Igualdade - Bloco de Esquerda