Está na natureza de Portugal ser livre PDF Imprimir e-mail
24-Abr-2009

cravo_25_abril.jpgSomos um povo de tolerância, pacífico e acomodado. Acomodados à liberdade que temos e por naturalmente assim pensarmos, esquecemos que a liberdade é um processo evolutivo, um aperfeiçoamento contínuo que se discute e se actualiza.

Contributo de Paulo Ribeiro

 

Não existe liberdade imposta, não é uma lista de opções. Liberdade não é apenas uma expressão, mas sim um direito que cada um deve defender globalmente.

Liberdade sexual, partidária, económica, financeira, cultural, de informação, liberdade para justamente se defender, liberdade para se queixar e ser escutado com a devida atenção e liberdade para deixar de existir.

Quero ter a liberdade de ter princípios e boa fé e não ser impunemente enganado por isso. Ter a liberdade de se reformar dignamente e de saborear a vida.

Quero ter a liberdade de pagar os meus impostos e ter acesso a bons serviços públicos. Ter a liberdade de se poder educar devidamente sem encargos nem sacrifícios penosos.

Quero ter a liberdade de oportunidades havendo oportunidades. Ter a liberdade de escolha do meu vício, de me casar ou prostituir, tudo isso sem me recriminar.

Quero ter a liberdade, a esperança e acreditar, acreditando que os tempos de ditadura e corrupção, os tempos de propaganda e de manipulação social, esse tempos, já lá vão.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
As últimas da Blocoesfera
© 2024 Políticas de Igualdade - Bloco de Esquerda