Educar para a Democracia PDF Imprimir e-mail
23-Mar-2009
Educar para a democraciaA imaturidade, a infantilidade e a falta de respeito pela liberdade que se verifica nos adolescentes de hoje em dia é assustadora!

Contributo de Ana Catarino

Há uns dias atrás, na aula de português, vivi um episódio bastante representativo da falta de maturidade da democracia portuguesa e da ineficácia do seu ensino.

A propósito da peça Felizmente Há Luar! a professora passou na aula um excerto da musica "E Depois do Adeus", referindo a sua importância no despoletar do 25 de Abril de 74. A turma, ao ouvir a canção, transformou aquele momento numa paródia revelando uma falta de respeito total por um dos momentos mais significativos da nossa história e, sobretudo, pelo direito mais básico da humanidade - a liberdade. 

A principal função da escola pública, mais do que a formação de seres cientificamente capazes, é a formação de cidadãos que encarem com respeito todos os privilégios que lhes são concedidos e que foram conseguidos à custa de uma intensa luta. Um ensino que apenas se preocupa com resultados, com o cumprimento de metas criadas por números e valores a atingir, é um ensino que negligencia os alunos e deturpa a sua educação. Após 35 anos a combater o analfabetismo e a incentivar a educação para todos vivemos mergulhados no maior inimigo de qualquer democracia - a ignorância. A falta de cultura histórica, política e artística que se faz sentir tem que ser combatida com um sistema de ensino que tem como objectivo principal a formação de mentes criticas prontas para construir um país profundamente democrático.

Ana Catarino

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
As últimas da Blocoesfera
© 2024 Políticas de Igualdade - Bloco de Esquerda