Bloco debateu políticas económicas em directo PDF Imprimir e-mail
16-Abr-2009
Políticas de igualdade para a economia foi o tema do terceiro debate online e em directoFoi o terceiro debate transmitido online e em directo pelo Esquerda.net, no âmbito da construção do programa do Bloco de Esquerda para o ciclo eleitoral que se avizinha. "Políticas de igualdade para a economia" foi o tema que suscitou dezenas de perguntas e uma conversa acesa sobre políticas alternativas para enfrentar a crise que afecta essencialmente os mais pobres.  

Moderado por João Romão, o debate contou com a participação de cinco oradores: José Reis (economista, Universidade de Coimbra), José Maria Castro Caldas (economista, Universidade de Coimbra), Nuno Teles (economista, ISCTE), Gustavo Toshiaki (economista, assessor parlamentar do Bloco de Esquerda) e João Rodrigues (economista, Universidade de Manchester, dirigente do Bloco de Esquerda).

A necessidade de combater as desigualdades sociais e a pobreza através de políticas que estimulem o emprego, a queda dos tabus tradicionais do neoliberalismo com o despoletar desta crise económica e financeira, as consequências devastadoras da economia de casino e a urgência do combate aos off-shores e da adopção de políticas económicas que obriguem à transparência e punam o crime financeiro, nortearam uma discussão acesa e que suscitou a participação de muitos espectadores que enviaram as suas perguntas.

As recentes propostas do Bloco de Esquerda para combater o crime económico e a corrupção, algumas delas aprovadas no parlamento esta quinta-feira, como a eliminação do sigilo bancário, foram igualmente abordadas durante o debate.

De entre as questões respondidas pelos oradores, destaque para a necessidade de criação de uma legislação laboral global que combata a ausência de direitos dos trabalhadores em tantos países, a pertinência da nacionalização da banca como forma de colocar o sistemas financeiro ao serviço de toda a população, os benefícios inerentes à participação dos trabalhadores na gestão das empresas, e a necessidade de uma política económica sustentável que respeite o ambiente.

Em breve o Esquerda.net disponibilizará os vídeos do debate.

No próximo dia 22 de Abril, à mesma hora, realiza-se a quarta sessão em directo, desta vez sobre políticas de igualdade para a educação. Paulo Guinote, Ana Benavente, Ana Drago, Manuel Grilo e Cecília Honório são os oradores convidados.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
As últimas da Blocoesfera
© 2024 Políticas de Igualdade - Bloco de Esquerda