Combate à engrenagem de desertificação e de envelhecimento do Interior PDF Imprimir e-mail
24-Abr-2009
Paisagem de Azinhal,  Castro Marim. Foto de Valter Jacinto | PortugalPara os políticos deste país o Interior tem sido folclore e, por isso, nunca os seus problemas foram considerados uma prioridade nacional. Como força política distintiva que é, está na altura de o Bloco adoptar esses problemas como absoluta prioridade.

Contributo de Mário Leston Bandeira, Professor Catedrático do Departamento de Sociologia/ISCTE

Proponho que o programa do BE inclua referência à seguinte questão:

Combate à engrenagem de desertificação e de envelhecimento do Interior. Esta engrenagem não terá retorno enquanto, por um lado, continuar o êxodo para as zonas urbanas do litoral, cuja qualidade de vida está cada vez mais degradada e, por outro, quase dois terços do território continuar a morrer, porque os jovens se vão embora e só ficam os séniors.

Se bem que o êxodo rural tenha começado nos anos 60, como reacção à política de miséria de Salazar, a responsabilidade pela persistência e agravamento daquela engrenagem é de todos os governos que, desde o 25 de Abril, foram incapazes de promover incentivos à fixação de jovens nas áreas do Interior e de descentralizar actividades e investimentos públicos.

Ou seja, para os políticos deste país o Interior tem sido folclore e, por isso, nunca os seus problemas foram considerados uma prioridade nacional. Como força política distintiva que é, está na altura de o Bloco adoptar esses problemas como absoluta prioridade.

 
Artigo seguinte >
As últimas da Blocoesfera
© 2024 Políticas de Igualdade - Bloco de Esquerda